sexta-feira, 7 de maio de 2021

Propostas para o ensino remoto: Pré 2 A (manhã), 14/05

  As propostas postadas semanalmente, a partir do dia 03/05, em nosso blog são especificamente para as crianças as quais as famílias optaram neste momento pelo ensino remoto. As crianças que estiverem frequentando a escola de forma presencial não precisam realizar as propostas em casa.


Olá família querida!

Essa semana continuaremos realizando uma proposta que estimula o gosto pela leitura, através de um momento da hora do conto apresentado pela professora Vanessa em formato de vídeo. Sabemos que incentivar a leitura para as crianças além de muito prazeroso é de grande importância, pois, desenvolve a imaginação, criatividade, emoções, sentimentos e amplia o conhecimento de mundo.

Somos nós pais e professores os responsáveis por despertar em nossas crianças o gosto pela leitura, “quanto mais cedo a criança tiver contato com livros e perceber o prazer que a leitura produz maior será a probabilidade dela se tornar um adulto leitor” (COSTA, 2005). 

Vamos fazer a nossa parte nos unindo nesse propósito de incentivar nossas crianças a lerem e viajarem no fantástico mundo da imaginação. Sabemos que as pessoas que possuem o hábito da leitura tornam-se pessoas mais críticas e preparados para enfrentar e se posicionar diante de qualquer situação, além de adquirirem um rico vocabulário.

Orientações para realização da proposta:

1 - Assistir o vídeo - Hora do conto: .

2 – Conversar com a criança sobre a história e levantar os seguintes questionamentos:

Quais os animais que aparecem na história?

Qual a brincadeira escolhida para brincarem?

Quem se achava bem esperto?

Até quanto Tonho Sabujo teve que contar?

Quem possuía diferentes maneiras de encontrar os bichos escondido?

Quais as características de Tonho Sabujo? Como era Tonho Sabujo?

Quem conseguiu ser mais esperto que Tonho Sabujo? Porque?

O que você mais gostou na história?

Quem conseguiu ser mais esperto que Tonho Sabujo? Porque?

3 – Fazer a contagem oral com a criança até o número 20.

4 – Brincar de esconde – esconde com a criança.

5 – Fazer a brincadeira do quente ou frio – escolher um objeto de sua casa e esconder da criança sem que ela veja, quando a criança for procurar o objeto a família deverá dar pistas dizendo se esse objeto está quente caso esteja perto ou frio se estiver longe.


Link da história

Registro: A proposta poderá registrada através de vídeo, fotos ou gravação de áudio contando como foi a realização da atividade.


Objetivos (conforme o documento orientador curricular municipal):

(EI 03EO01CB-01) Agir de modo independente com confiança e autonomia, de acordo com suas capacidades.

(EI03EO03CB-01) Mostrar-se confiante na construção de suas habilidades, valorizando suas conquistas e aceitando suas limitações;

(EI03CG03CB-02) Desenvolver habilidades motoras, por meio de atividades lúdicas e significativas, através de brincadeiras.

(EI03EF02CB-03) Ampliar a linguagem e o vocabulário por meio da interação, desenvolvendo a imaginação, a criatividade, a compreensão, a interpretação.

(EI03ET07CB-02) Construir através do lúdico a contagem oral, relacionando quantidades em situações contextualizadas no ambiente escolar.