As propostas postadas semanalmente, a partir do dia 03/05, em nosso blog são especificamente para as crianças as quais as famílias optaram neste momento pelo ensino remoto. As crianças que estiverem frequentando a escola de forma presencial não precisam realizar as propostas em casa.
Olá família!
Nesta semana vamos continuar abordando propostas relacionadas a temática do nosso projeto que é a identidade e principalmente aos poucos percebendo o que gostamos, não gostamos, formas de se expressar e perceber o mundo que nos rodeia.
Retomando também uma das vivências sugeridas na semana passada, no cronograma da semana do brincar.
Uma forma de descobrir nossas preferências é explorar nossos sentidos, por isso nesta semana vamos explorar a seguinte dinâmica:
-Primeiramente será necessário organizar o espaço para a proposta, silencioso e com atenção totalmente destinada a criança;
-Separar um alimento que a criança goste, preferencialmente uma fruta;
Com o auxílio de uma venda, deixar a criança vendada e ofertar primeiramente a fruta escolhida para manuseio, explorando o tato, instigar a criança a perceber se há algum cheiro peculiar neste alimento, e aos poucos ir percebendo se o alimento será identificado já neste estágio. Por último ofertar a degustação da mesma. Assim retira-se a venda para ver se a criança acertou o alimento.
-Essa dinâmica poderá ser feita com diferentes alimentos, e o grau de dificuldade vai sendo definido conforme a criança for desvendando os desafios.
-Importante ressaltar que é essencial explorar alimentos que seja do convívio e acesso da família.
-Então a família poderá explorar a música abaixo:
(https://www.youtube.com/watch?v=NaTcJL2bMPs), (https://www.youtube.com/watch?v=78xEaW5GJ0g)
Como sugestão de confecção de um material que evidencie as partes do corpo responsáveis pelos sentidos:
A profe enviará no privado um vídeo explanando a proposta a seguir, facilitando a visualização da mesma.
-Materiais que vamos precisar:
Papelão
Caneta preta
Tinta
Fita durex larga
Toalhinha para limpar
Pincel
- Em um papelão fazer um desenho das partes do corpo (olhos, boca, mãos, pés) depois passar fita larga na frente do desenho. Depois dos desenhos feitos e passado a fita as crianças poderão pintar os desenhos com tinta tempera, depois de pintado se quiser pode passar um paninho pra limpar a tinta e pintar de novo. Esta proposta pode ser feitas várias vezes.
- Registrar através de fotos, vídeo ou relatos os momentos que os pequenos tiveram envolvidos com as propostas.
Aguardamos os retornos pelo whats da professora. Registrando como as crianças reagiram aos desafios lançados envolvendo os sentidos.
Objetivos:
(EI02EO02CB-02) Conhecer as possibilidades e os limites do seu próprio corpo, confiando em suas ações.
(EI02EO02CB-05) Reconhecer o seu corpo, explorando sua própria imagem corporal, bem como os movimentos e sensações produzidas por ele.
(EI02EO05CB-02) Envolver-se em diversos momentos de ações que estimulem o respeito ao próximo, reconhecendo a própria imagem, explorando as características individuais e coletivas.